Nas três semanas que o mais velho ficou internado, eu dormi quase todas as noites em uma poltrona e de dia ia para casa dar um pouco de peito para o mais novo e ainda extrair leite para a mamada da manhã, já que quando ele acordava eu estava ainda no hospital!
Comecei a ser gentil comigo mesma e dizer para mim que eu estava conseguindo! Também parei de me culpar pela doença do mais velho! Me convenci que foi o acaso conforme todos os médicos disseram!
Eu estava sendo 100% para cada um deles quando estava com eles! Foi um processo interessante, acredito que eu consegui ter leite suficiente em meio a este cenário como resposta da minha gentileza comigo mesma! Dizem que situações de estresse diminui a produção… eu estive sim tensa, mas acolhi o sentimento, respirei fundo, encarei cada momento presente como PRESENTE!
Obs importante: ter leite suficiente não me faz melhor mãe que ninguém! Essa foi a minha maneira de compensar por já ter esta possibilidade e de estar em aleitamento materno exclusivo!
Eu não tinha cabeça para brincar/estimular horas com o mais novo! Quando não estava amamentando ou extraindo, aproveitava para tomar um banho quente demorado, cochilar e me alimentar!
Lembrando que uma mãe tranquila deixa seus filhos tranquilos!
E você? Tem sido gentil com você mesma para ver como seus filhos se sentem ao te ver bem?