Saúde Mental na Maternidade

placa com texto self care isn't selfish

Na maternidade temos algumas doenças mentais possíveis, como a depressão pós parto e burnout parental.

A sobrecarga materna mental é real, a ondulação dos hormônios também.

Precisamos lembrar que não é da nossa natureza cuidarmos sozinhas de tudo! A nossa espécie sempre viveu em comunidade e as crianças sempre foram cuidadas em grupo.

Até a amamentação era cruzada, o que hoje em dia não é recomendado.

Mas o que é altamente recomendado, e deveria ser mais valorizado, é ter rede de apoio. É saber que não é fraqueza nenhuma compartilhar as tarefas e cuidados dos seus filhos, é essencial e saudável.

O problema não é a criança que não dorme, é instinto de sobrevivência do bebê acordar varias vezes por noite.

O problema não é da mãe que não consegue tomar banho, lavar o cabelo e escovar os dentes… é que ela não deveria ter que fazer tudo sozinha.

Você tem ajuda?

Alguém te deu comida de presente no puerperio? Alguém se ofereceu para ficar com seu filho no colo para você dormir um pouco durante o dia?

Seja gentil com você, trate você como você trata sua amiga ou alguém da sua família que você ama muito! Você não estenderia a mão para essa pessoa? Por que não pedir a mão para alguém? Você será ainda uma mãe melhor se conseguir aceitar ajuda.

Se mesmo com ajuda você se sentir sobrecarregado, ou desanimado, com raiva, procure ajuda profissional, sempre!

Conhece alguém sobrecarregado que precisa saber que está tudo bem em pedir ajuda? Marque aqui nos comentários ou compartilhe!

 

Compartilhe

Outras mães leram também

Receba artigos e novidades no seu e-mail

Deixe um Comentário