A sociedade ainda estranha crianças maiores de um ano que são amamentadas.
Entretanto, a maioria não sabe que:
- Até um ano de idade, o leite ainda é o alimento mais importante do bebê.
- Até os 18 meses, fornece 1/3 das calorias e proteínas diárias, alem de ser uma ótima fonte de vitaminas e minerais.
- Fornece segurança para eles, enquanto crescem neste mundo tão confuso.
- Apego seguro, ao contrario do que pensam, leva à independência.
- Continua a fortalecer o sistema imunológico.
- Entre outros diversos benefícios como desenvolvimento muscular da face, auxiliando a prevenir diversas doenças respiratórias.
É natural que mães se preocupem “até quando isso vai durar?”. Mas assim como eles deixam alguns comportamentos da idade naturalmente, o processo de desmame também pode ser deixado naturalmente pela criança.
Sim, algumas mais tardiamente do que outras, afinal ninguém é igual e temos diferentes necessidades desde sempre.
O processo de desmame natural permite que a criança se desenvolva no seu próprio ritmo, de acordo com as suas necessidades.
Claro que amamentar é uma via de mão dupla, e se está desconfortável para a mãe, é importante que ela reflita bem sobre o que é mais fácil… continuar amamentando auxiliando a suprir as necessidades de atenção daquele bebe, ou ter que partir para outras formas de suprir? As vezes continuar amamentando pode ser mais fácil, alem de mais saudável para o bebê.
O que pode ajudar é colocar limites tanto na forma como o bebe mama, sem acrobacias e distrações, e também limitar espaço e horários específicos.
Uma vez essas regras aprendidas, a mãe pode se sentir mais positiva com a ideia de que um dia o desmame vai chegar.
Fontes: laleche.org.uk .
Atenção: Este post não tem intenção de atacar mães que não amamentaram até os 2 anos, nem de querer obrigar mães que continuem amamentando sem estar com vontade. Trago informações para que não julguem mães que amamentam seus filhos maiores.
Foto: Bia Backer Fotografia