Outro dia repostei a @personalbebe sobre confusão de bicos, e resolvi também falar um pouco a respeito, ja que muita gente acha “frescura”, que só um pouco de chupeta para dormir, mamadeira de vez em quando, não vai fazer mal.
A musculatura envolvida na sucção do seio e movimento da língua, é mais complexa que a musculatura para chupar chupeta e mamadeira.
Além de todos os malefícios craniofaciais e respiratórios de longo prazo, os bicos artificiais não tem a elasticidade do mamilo, que quando esticado dentro da boca do bebê, garante uma melhor extração do leite materno (nem aquela mamadeira cara que “imita” o seio).
Quando o bebê é exposto a algum bico artificial, pode acontecer de ele querer sugar o seio da mãe como se fosse a chupeta ou a mamadeira.
Assim o mamilo não fica posicionado na zona de conforto, na divisa com o palato mole, e acaba sendo pressionado no palato duro, causando fissuras e dor.
A extração do leite é mais eficaz quando a pega do bebê não é só o mamilo, mas envolve parte da areola, para o mamilo poder chegar nessa zona do palato mole.
Quando o bebê pega o mamilo como se fosse chupeta/mamadeira, acaba pegando só o bico sem a areola, fazendo uma extração de leite menos eficaz.⠀
Consequentemente o bebe ganha menos e peso e surge a lenda do “leite fraco”. Quanto mais chupeta o bebe chupar, menos ele suga o seio, menos produção de leite ocorre… (sucção estimula a produção)
Não existe leite fraco… existem interferências que atrapalham o ganho de peso do bebê.
Aquela chupeta “só para dormir” pode ser substituída por “seio materno”.
Pensando na natureza, a chupeta veio de onde? O seio materno foi feito para quê?
Se estiver preparando o seu enxoval, não compre bicos artificiais. Peça uma consultoria de presente.
Marque algum casal grávido que possa se beneficiar desta informação.