Você ja tentou comer algo deitado?
E comer algo com o corpo virado para frente e a cabeça para o lado?
E com a cabeça apontada para cima? E com a cabeça apontada para baixo?Você vai conseguir deglutir fácil em todas essas posições?
Apesar do bebê não sentar quando nasce e não comer como a gente come, a postura e posicionamento dele é muito importante no momento da mamada.
Na barriga o bebê tinha a limitação da parede uterina que dava certa organização corporal para realizar algumas funções, na hora da mamada é importante que isso se mantenha.
Para o bebê conseguir extrair o máximo de leite que ele puder numa mamada, ele precisa estar posicionado de maneira que ele consiga fazer os movimentos de sucção e deglutição eficazes. A organização corporal do bebê possibilita o funcionamento adequado do sistema orofacial no momento de se alimentar e realizar a sucção.
O posicionamento mais adequado é a cabeça do bebê estar alinhada com o tronco e a barriga do bebê voltada para o corpo da mãe. Não gosto do termo “barriga com barriga”, porque quando o bebê é RN ele é tão pequenininho que a barriga dele não estará exatamente na altura da barriga da mãe. E tem diversas posições possíveis para amamentar além da tradicional, e pensar “corpo do bebê voltado para o corpo da mãe” (sem esquecer do alinhamento cabeça-tronco), ajuda a ter uma boa postura do bebê em todas as posições de amamentação.
Você ja tinha reparado nisso?
Salve ou compartilhe com algum casal grávido ou que está amamentando!